Cravos de abril


Olá a todos!

Hoje trazemo-vos uma maneira muitos simples de fazer cravos de papel utilizando materiais fáceis de encontrar, e que muita gente terá aí por casa. 
Para facilitar, deixamos aqui uma breve lista de materiais que poderão ter à mão antes de começar esta atividade.

Irão precisar de:
- 1 folha de papel A4 branca
- 1 tesoura
- lápis de cera ou cor
- cola líquida ou de batom
- canetas de feltro

Vamos começar?

Cortamos a folha de papel A4 ao meio, ficando com duas folhas de tamanho A5. Pomos de parte uma das folhas A5 que só irá ser necessária na parte final desta atividade.
A outra parte, com que vamos trabalhar agora, dividem-na também ao meio.
Seguidamente, colorimos com os lápis de cera ou de cor (com as cores que quisermos e gostarmos!) ambas as faces de cada pedaço de papel.
Esta é uma técnica que podem utilizar sempre que quiserem e nas mais variadas atividades. 
Chama-se “banco de cores” e é muito versátil. Dá -nos liberdade de criar os tons, cores e texturas que quisermos, além de ser uma excelente forma ter papel colorido sempre à mão.
Agora que já temos ambos os pedaços coloridos, juntamo-los para que fiquem um sobre o outro, e damos início à dobragem em forma de “leque”.
Depois do leque completamente dobrado, cortam-se as pontas em forma de seta, em ambas as extremidades, ficando pontiagudas. É necessário exercer alguma força no corte e, por isso, talvez seja útil a presença e a ajuda do adulto nesta fase.
Em seguida dobra-se ao meio o leque e, para que ambos os lados fiquem unidos, aplicamos uma fina camada de cola, segurando por breves momentos as partes unidas para nos certificarmos de que ficaram bem coladas.
Para terminarmos a fase da dobragem, abrimos o “leque” (que está transformado agora num cravo) e, com as pontas dos dedos, vamos separando pétala a pétala, deixando-o com as cores utilizadas todas visíveis, modelando com cuidado, para que se pareça cada vez mais com a flor.
Agora que a fase da dobragem está completa, podemos terminar a nossa obra utilizando o pedaço de papel que sobrou para desenhar com caneta de feltro ou outro material de desenho, o caule do cravo.Finalmente, colamos o nosso cravo na folha, deixando espaço para desenhar o caule e outros pormenores que considerem interessantes acrescentar à vossa criação.
E assim se constrói rapidamente e com poucos recursos um cravo de abril!

Viva a liberdade de criar! 😊

Write a comment

Comments: 0