No passado dia 13 de abril, a Oficina de Artes regressou à Biblioteca Municipal do Barreiro para mais uma atividade “Ilustrar é contar!”
A temática escolhida recaiu sobre o dia que amanhã se comemora- dia 25 de abril - ou, melhor ainda, dia da Liberdade!
E foi com a temática da liberdade em mente que concebemos esta atividade que tanto prazer nos deu realizar, desde o primeiro momento.
A partir de então, o resto foi surgindo no nosso imaginário à medida que íamos lendo, e relendo, “A Fábula dos feijões cinzentos”, de João Vaz.
Esta história foi, sem sombra de dúvida, uma inspiração! Lê-la sucessivamente causou bastante impacto em nós, embora seja (supostamente) indicada para o público infantil.
O que prova que as histórias nem sempre têm idade recomendada!
Na verdade, algumas das palavras “proibidas” que aparecem ao longo da história são palavras/ideias pelas quais lutamos para manter como nossos princípios no dia a dia: liberdade, fraternidade e justiça, são alguns exemplos.
E porque estas palavras nos dizem tanto, quisemos que as mesmas fossem algo com que o nosso público se identificasse e pudesse compreender de uma forma simples e divertida, sem o peso que naturalmente carregam.
Assim fizemos!
Com muita imaginação e criatividade na execução do decor de cada caixa/letra, cada família teve oportunidade de brincar com materiais e de partilhar com os outros participantes esta experiência. Colaram, desenharam, pintaram, rasgaram, também todos com a sua liberdade de escolha no que tocava aos materiais apresentados.
Houve espaço para descobrir cada letra e analisar para, no final, serem surpreendidos!
Todas as famílias prontamente se disponibilizaram e construímos (literalmente!) e em equipa, uma frase que é mais do que atual! É algo pelo qual devemos agradecer todos os dias, pois “viver a liberdade!” deve ser sempre celebrado nos pequenos gestos do quotidiano!
Foi um momento bastante emotivo e de comunhão, em que o sentimento que pudemos experienciar excedeu as nossas expectativas!
Fica o desejo de podermos continuar a proporcionar e viver mais momentos destes, tão especiais!
Viva a liberdade!
Write a comment